quarta-feira, 4 de junho de 2008

**MINHA VOCAÇÃO HOJE É SER UM PROFETA DA JUVENTUDE


Olá irmãos e irmãs jovens da RCC Brasil,
A todos vocês: Paz, Santidade e Ardor!
Gostaria de partilhar com vocês e, em especial com os lideres do ministério jovem por todo o Brasil, o chamado de Deus para mim e a missão no MJ da RCC do Amapá. Um acontecimento muito significativo em minha vida: o dia em que o Senhor me chamou a servi-lo através do Ministério Jovem na evangelização da juventude.
Durante um retiro do ministério de pregação para lideranças do Estado no dia 01 de maio de 2005, o MJ entrou na minha vida de forma surpreendente. Lembro-me como se fosse hoje. O tema era “ Consagra-te ao teu ministério ”, por si só já era motivador e sugestivo e naquele tempo eu estava servindo ao meu atual Grupo de Oração (G.O. Ágape) coordenando o ministério de intercessão. O MJ estava sem coordenação há quase 02 anos no Estado e todas suas atividades completamente paradas. O Conselho local da RCC já havia convidado algumas pessoas para assumi-lo, no entanto, elas o recusaram. Foi quando o Senhor suscitou na coordenação do ministério de pregação que durante o retiro fosse realizado uma espécie de indicação pelos participantes para assumir o MJ e o ministério de musica e artes que se encontrava na mesma situação. As pregações daquele fim de semana nos levavam a refletir o chamado de Deus para cada um de nós e a necessidade de acolhermos e assumirmos o ministério que Ele nos confiara. Ate então eu estava firme e convicto: permanecer no serviço de intercessão, ser fiel no cumprimento de meus deveres como coordenador-intercessor do meu G.O.
Em clima de oração, no final do retiro, os participantes foram convidados a escreverem num papel um nome para a coordenação do MJ. Contudo, só poderiam indicar nomes aqueles que participaram durante os dois dias do retiro (sábado e domingo). Eu, por exemplo, não poderia participar da indicação porque havia faltado no sábado. Mas poderia ser indicado, o que nunca fora cogitado por mim. Alias, nem se quer sabia o que era o MJ e para mim tanto fazia ter ou não coordenador o ministério...e quem diria...os planos de Deus eram outros.
Então, já que eu não poderia participar do processo, só me restava orar intercedendo por aquele momento como faria qualquer intercessor. E em oração, abri então a Biblia e eis o que o Senhor me falou através de Sua Palavra:

“ Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia;antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado Profeta das Naçoes.
E eu respondi:
‘Ah! Senhor Javé, eu nem sei falar, pois que sou apenas uma criança’,
Replicou, porem, o Senhor:
Não digas: ‘sou apenas uma criança’, porquanto, irás procurar todos aqueles aos que te enviar, e a eles dirás o que te ordenar.
Não deverás temê-los porque estarei contigo para livrar-te – Oráculo do Senhor.”
Jeremias 1,5-8


Ao ler esta palavra, uma moção profética para a minha vida naquela hora, eu assustado com o que ela me revelava desde o seu titulo: Vocação do profeta (cf. Bíblia Ave-Maria), olhei para uma amiga ao meu lado e lhe disse: ‘olha o que o Senhor me disse!’.
Confesso que apesar das orientações e motivações que levaram a realização daquele método de indicação eu estava um pouco inquieto com aquilo e mais ate discordava dele. mas eu pensei: ‘ se Deus quis assim, então, que se faça a Sua vontade!’.
Fechei a bilblia e fiquei na minha, como costumamos dizer.
Os nomes foram indicados e levados para o Conselho Estadual discernir. Eu não entendi o que a palavra significava, mas Deus naquele momento me chamava. Os conselheiros se retiraram do auditório onde estávamos e nós continuamos em oração... minutos depois, eu me assustei com um irmão ao falar no meu ouvido: ‘ o conselho te chama!’ , eu assustado e confuso, pensei: ‘ será que fiz alguma coisa de errado? Vou levar uma bronca!’.
O presidente do conselho, Manoel Ramos, disse-me que meu nome havia sido em dos indicados para coordenar o MJ. Outros o haviam sido (e com maior numero), mas não poderiam assumir porque ou j a estavam em serviços estratégicos da rcc estadual e diocesana ou não estavam no retiro, e como não poderiamos sair dali sem nenhuma resposta eu fui chamado. Na verdade, acho ate que o “menos votado”, ate hoje eu só sei de dois irmãos que me indicaram (um deles aquela a quem eu mostrei a Palavra que o Senhor havia dado). Mas o Senhor já me conhecia, já me havia consagrado! Em seus planos eu estava sendo designados para ser profeta da juventude assim como Jeremias a profeta das nações.
Mas não pensem tudo acabou por ai e se resolveu...não, não!
Como eu havia dito, o MJ não significava nada em minha vida. Após a partilha com os conselheiros que em suas palavras me encorajavam a assumir o ministério eu lhes falei da revelação de Jeremias que segundo eles confirmava o chamado, a minha “vocação”.
Porém, mesmo assim, tive medo ... e resisti. Pedi que me dessem um tempo para pensar. E assim aconteceu.
Saímos da sala e voltamos ao auditório. Todos estavam curiosos e ansiosos para saber quem eram os novos coordenadores do MJ e do ministério das artes. Quanto a este, tudo discernido, a pessoa indicada o assumiu. Foi anunciado e festejado pelos irmãos do retiro. Enquanto eu, no fim do auditório, quase escondido, deixei a resposta pendente. Questionava-me sobre o propósito de Deus para mim naquele momento. Acha-me pequeno diante de uma obra enorme. Não percebi que o mesmo Senhor havia me falado: “não digas ‘sou apenas uma criança...’’(jr 1,7b).
O retiro terminou, todos foram embora, a expectativa do anuncio do coordenador do MJ ficou guardada. Sem aplausos, pensavam uns: será que foi medo?será que não estava aqui?o que aconteceu?
Fui para minha casa e não pensava em outra coisa: Deus me chama! Nos dois dias que se seguiram tudo que eu buscava para me ajudar a discernir me dizia que minha resposta deveria ser sim! Lembro-me de não consegui dormi naquelas noites. Lembro-me de abrir uma revista da canção nova e um artigo de Luzia Santiago dizia: “Deus falou ta falado!”. Lembro-me das palavras dos irmãos do grupo de oração que me encorajavam. Tudo fora importante para discernir. Eu tinha certeza que minha vida não mais seria a mesma se eu aceitasse. Meu medo de fracassar também me inquietava. Mas algo foi fundamental e decisivo.
De volta a palavra de Jeremias 1,5-8; especialmente o versículo 5:

“Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações.’’

Lembrei-me então que um pouco mais de um ano antes, em fevereiro de 2004, o então coordenador nacional do MJ Tiago Regal esteve em Macapá e num encontro falou do ministério. Apresentou o projeto nacional de evangelização da secretaria marcos (MJ atualmente) e a principal moção deste projeto era levantar jovens profetas das nações e lá estava eu. Deus me havia consagrado. Lembro-me também que em 2001 num encontro da então secretaria marcos em Macapá fui convidado pela coordenadora do GO que participava na época para coordenar a secretaria, eu tinha 16 anos, neste encontro quem pregou foi o Jeferson fuza, coordenador nacional da secretaria.
Ate aquele inicio de maio de 2005 o MJ eu não havia percebido que meu chamado era o MJ e Deus o havia apresentado a mim varias vezes e de diversos modos.
Dei o meu sim a Deus, a coordenação da RCC Amapá e aos jovens, principalmente.
Se hoje sou jovem, muito de minhas experiências de vida foram proporcionadas para que este ministério se tornasse minha vida.
Meus fracassos, meus pecados, minhas faltas em minha juventude eu apresento ao Senhor para que me ensine a ser jovem e a buscar a santidade custe o que custar. Ainda tenho muito a viver, a experimentar... sou jovem e este é um direito meu... porém, que tudo em minha vida e juventude será sempre (e é o que desejo) para a Gloria de Deus. Hoje coloco todos os talentos que o Senhor me confiou para que outros jovens O conheçam. Quando estou cantando, pregando ou formando meu objetivo é mostrar e testemunhar a juventude que ela pode escolher a Deus. Abandonar as coisas deste mundo e acolher a salvação em Seu Filho. O MJ me ensinou isso...
Por isso, eu convoco a cada um que o Senhor escolheu para ser um ministro da evangelização da juventude na RCC a renovarem seu chamado e vocação diante de Deus, entregando suas vidas e missões para que através de nós se levante em nossa pátria e Igreja uma juventude Apostola da Efusão do Espírito Santo, Sentinela do Amanhã, do meio do mundo para a vida nova.
Liderança jovem do Brasil, Deus nos chama a sermos Profetas da Juventude, eis a nossa vocação.

Jefferson Souza
Cantor, pregador e formador
coordenador do ministério jovem da RCC Amapá
Diocese de Macapá.

Nenhum comentário: