segunda-feira, 23 de junho de 2008

CONGRESSO NACIONAL DA RCC BRASIL



QUE RAZÕES UM JOVEM TEM PARA PARTICIPAR DE UM CONGRESSO NACIONAL COM O TEMA “FAMÍLIA”?
Meu irmão e minha irmã,



Se você está se fazendo essa pergunta, eu quero te dizer que há uma lista de razões e todas muito importantes!

Primeiro, eu gostaria de lembrar que em 2005, o nosso amado Papa, Bento XVI, escreveu uma carta à RCC pedindo que todos nós, como movimento eclesial, déssemos uma atenção especial às famílias. Ele pediu que nós lutássemos por nossas famílias.

Saiba que este Congresso é uma resposta ao apelo dele. Nós queremos, juntos, combater com a força própria de pessoas cheias do Espírito Santo, essa cultura de morte que tem tentado nos convencer que a família não tem mais solução. Que temos que nos conformar, e pronto!

Conformar? Aceitar? E ainda passivamente? Não, claro que não! Nós, jovens cristãos, católicos, carismáticos, não somos de “perder o ânimo” (Hb, 10-39) e muito menos de nos conformarmos.

São Paulo, em sua carta aos Romanos, já nos exortava: “E não vos conformeis com este mundo, mas TRANSORMAI-O, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito.” (Rom. 12, 2). Este Congresso será uma ótima oportunidade para buscarmos essa transformação. E nisso eu entro numa segunda boa razão para você estar em Guaratinguetá /SP entre os dias 24 e 27 de Julho deste ano:

Bem, você nasceu em uma família. Se a sua família já conhece Jesus Cristo, meu irmão e meu irmã, você é um felizardo (a). Se puder, vá com ela dar graças ao Pai por isso, vá CELEBRAR PENTECOSTES com os seus e com mais uma multidão de carismáticos deste Brasil enorme.

Agora, se a sua família não é convertida ainda, você tem mais um motivo: rezar pela conversão de seus familiares. Você poderá, em comunhão com tantas irmãs e irmãos, implorar ao Senhor pela transformação da sua família. Sua família carismática vai te ajudar!

Agora, eu vou entrar numa terceira razão, que cá entre nós, sempre dá o que falar: Você já sabe qual é a sua vocação? Isso mesmo, a sua vocação! Já discerniu para o quê o Senhor está lhe chamando? Já pensou ser vai formar ou não uma família? Se vai casar, ter filhos? A gente sempre pensa sobre isso, seja honesto (a), você não só pensa como até reza a esse respeito, não é mesmo?

Nós vamos rezar sobre sua situação, jovem! A sua vida também está em “pauta” neste Congresso. Aliás, convém lembrar que o último Congresso foi pra lá de especial para nós jovens. Quem não recorda daquele momento de convocação de Dom Alberto? Se você foi à frente, tem mais uma razão para dar um jeito de ir este ano novamente.

Amados e amadas, como irmãos, em família, vamos levantar um clamor específico aos céus pedindo que Deus comece a construir, a partir deste Congresso novas famílias. Sim, vamos clamar juntos para que Deus restaure a sua família e que também te ajude a discernir “qual é a vontade Dele, o que é bom, agradável e perfeito”, para a sua vida.

Meu irmão, minha irmã, as famílias de nosso mundo pós-moderno, estão sem referências, destroçadas, machucadas, destruídas.

Os jovens que hoje estão na Igreja, e mais especificamente na RCC, não precisam viver essa lamentável experiência. Eles têm a chance de começar bem, de começar certo, de começar em Deus.Juntos, num Congresso que reúne pessoas do país inteiro, nossos jovens podem trocar experiências, fazer amizades, orar uns pelos outros.

Qual o nosso papel, como jovens cristãos, numa sociedade na qual os relacionamentos são descartáveis? Nós temos que romper com essa mentalidade e provar, com nossas vidas, que é possível sim viver a santidade no matrimônio. Nós devemos sonhar com famílias bem estruturadas. Para isso, temos que aprender a fazer boas escolhas e a levar a sério essa área da nossa vida.

Os jovens da RCC têm todas as chances de formar uma família na qual os casais CELEBREM PENTECOSTES desde o namoro.

Vamos selar nossos sonhos com as bênçãos de nossa Igreja, através de nossos bispos e padres que estarão presentes em nosso Congresso.

Vamos orar para que o Espírito Santo suscite em nosso meio homens e mulheres vocacionados à vida sacerdotal e religiosa e também interceder pedindo ao Senhor que derrame suas graças, de forma especial, sobre as famílias que virão a ser constituídas dentro da RCC.

Bem, meus queridos e queridas, essa carta está ficando longa e eu sei que você tem muita coisa pra fazer, mas eu peço que a primeira delas seja dirigir uma prece ao Senhor pedindo os meios para que você possa ir a este Congresso. Convide seus irmãos de caminhada. Forme sua caravana. Se você tiver dúvidas ligue pra gente no Escritório Nacional da RCC (53-3227-0710) , ou acesse nosso site: www.rccbrasil. org.br.





Em Cristo,

Ricardo Nascimento

Coordenador Nacional do Ministério Jovem

Nenhum comentário: